Wemos D1 mini – o menor ESP8266 com USB e slots

wemos d1 mini
wemos d1 mini

O ESP8266 a grande maioria já conhece. Eu sempre insisto em dizer que ele é um RISC de 32bits que roda um RTOS, de modo que ele não é um módulo wireless para ser agregado ao Arduino, mas sim uma CPU de 80MHz autônoma, ou seja, dispensa o Arduino.

Você pode utilizar a IDE do Arduino para programá-lo, como escrevi nesse outro Artigo, ou ainda, programar utilizando um framework como o Sming (você pode ver algo programado com ele aqui). Se preferir simplicidade de programação, nada mais confortável que utilizar o MicroPython e opcionalmente, utilizar o NodeMCU desse outro tutorial.




Seja lá qual for sua opção para programá-lo, a vantagem em utilizar o Wemos D1 mini (se quiser conhecer o Wemos D1 compatível com Arduino, clique aqui) está na simplicidade em fazê-lo através da porta USB, sem a necessidade de um FTDI. Além disso, seu tamanho extremamente reduzido lhe permite utilizá-lo em espaços minimalistas, em projetos que se utilizaria o Arduino Nano.

Não apenas para o Wemos, mas qualquer ESP8266 que desejar, você pode escolher um desses firmwares que discorri ao inicio, basta seguir um desses tutoriais descritos nos links e divertir-se.

Um receio comum entre os usuários de Arduino é a dificuldade que porventura possam encontrar na ausência de bibliotecas – que usando a IDE do Arduino, não estarão todas elas disponíveis. De qualquer modo, a simplicidade de programação é a mesma e, no caso de utilizar MicroPython, a facilidade é maior ainda. Claro que nesse último caso você se encarregará de escrever suas bibliotecas, mas para OneWire, I²C, SPI e coisas do tipo, tudo estará disponível nativamente.

Para finalizar essa apresentação do Wemos D1, gostaria de citar que ele possui 9 GPIOs, uma entrada analógica (que pode receber no máximo 1V de entrada, portanto, utilize divisor de tensão ou preferencialmente diodo zener). Um pino 3v3, um 5V e um GND, além de TX e RX. Do lado esquerdo da porta USB ele tem o botão de reset. O WiFi suporta bandas B/N/G 2.4GHz.




Se você chegou a esse artigo buscando por tutoriais com ESP8266, não se preocupe, aqui no site você encontrará montes deles, procure alí na lupa do começo da página.

Inscreva-se no nosso newsletter, alí em cima à direita e receba novos posts por email.

Siga-nos no Do bit Ao Byte no Facebook.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Nossos grupos:

Arduino BR – https://www.facebook.com/groups/microcontroladorarduinobr/
Raspberry Pi BR – https://www.facebook.com/groups/raspberrybr/
Orange Pi BR – https://www.facebook.com/groups/OrangePiBR/
Odroid BR – https://www.facebook.com/groups/odroidBR/
Sistemas Embarcados BR – https://www.facebook.com/groups/SistemasEmbarcadosBR/
MIPS BR – https://www.facebook.com/groups/MIPSBR/
Do Bit ao Byte – https://www.facebook.com/groups/dobitaobyte/

Próximo post a caminho!

Comments

comments

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.

Um comentário em “Wemos D1 mini – o menor ESP8266 com USB e slots

Comentários estão encerrados.