TFT LCD com Arduino

TFT LCD
TFT LCD

TFT LCD Arduino

Se você já tentou configurar ou se já conseguiu configurar esse monitor TFT LCD, sabe bem o parto que é. Bem, eu já havia deixado-o de canto e estava partindo para a configuração de outro LCD diferente, mas graças ao nosso amigo do grupo Arduino BR no facebook, Paulo Malas, cheguei ao tão esperado resultado, que era tirar a tela branca que aparece inicialmente e ver algum texto sendo exibido.

Não consegui habilitar o touch ainda, mas pelo menos agora o monitor tem alguma utilidade. Não vou me prolongar, uma vez que o propósito aqui é compartilhar da jóia ofertada pelo Paulo Malas; o conjunto de libs necessárias para fazer esse dispositivo funcionar.

A única recomendação que quero deixar é, se você ainda não o comprou, não o faça. Os relatos de problemas são constantes, inclusive quanto à fragilidade do touch, que se deteriora rapidamente. Se você já foi vítima desse produto, então pegue a solução dada pelo Paulo Malas nesse link.




O procedimento é simples. Baixe-o e descomprima-o no diretório “libraries” dentro do diretório do Arduino. Abra a IDE de programação do Arduino (UNO apenas para essa lib) e em File->Examples, abra o SWTFT->graphictest. Suba o sketch e divirta-se. Depois, esmiúce as funções da biblioteca e crie suas próprias exibições.

Siga-nos no Do bit Ao Byte no Facebook.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Próximo post a caminho!

Comments

comments

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.

Deixe uma resposta