Raspberry Pi – RPi como Beacon (parte II)

beacon
beacon

Conforme prometido no primeiro artigo sobre Raspberry Pi 3, demonstrarei agora em vídeo a RPi como Beacon.

RPi como Beacon

Primeiramente vamos preparar o sistema pelos meios tradicionais, mas dessa vez vou acrescentar uma informação que tenho visto passar despercebida pelas pessoas que utilizam o dd para transferir a imagem de sistema para o cartão sd.

Tenho percebido em grupos e fóruns algumas pessoas cometendo alguns equivocos. Primeiramente, sempre aponte para o dispositivo, não para a partição. Ex:

Segundo, não é necessário formatar o sdcard previamente porque o dd faz uma escrita de baixo nível, sobrescrevendo tantos setores quanto necessários para a alocação da imagem do sistema. O dd não faz uma cópia “para” o sistema de de arquivos; ele faz uma cópia “do” sistema de arquivos, que é a imagem de sistema, nesse caso.

Programa para o smartphone




iBeacon &Eddystone scanner
iBeacon &Eddystone scanner

Como explicado no post referenciado no primeiro parágrafo, o formato da mensagem utilizada identifica o dispositivo como um iBeacon, de forma que pareça ser um dispositivo da Apple. Desse modo, a compatibilidade com os aplicativos será maior. Para o nosso exemplo, o iBeacon & Eddystone Scanner é uma boa pedida. Leve em consideração a necessidade de um smartphone que tenha um bluetooth versão igual ou maior à 4.0 (conhecida como BLE – ou, Bluetooth Low Energy).

Esse shot do programa mostra o único beacon que foi encontrado, o nível de sinal e o UUID (configurado conforme exibido mais adiante).

Aquele círculo vermelho é o start do scanner

Fazendo a primeira configuração

Também no post citado no primeiro parágrafo, citei os detalhes necessários para habilitar o WiFi e o bluetooth no RPi 3, assim como expliquei detalhadamente a composição da string para o comando hci para configurar a RPi como beacon. A leitura prévia é quase que obrigatória, enquanto a configuração do WiFi é dispensável para esse artigo.

Apenas para tentar facilitar as coisas no caso de você ser um preguiçoso inveterado e, supondo que de algum modo você já tenha uma conexão com a internet no seu RPi, siga com o seguinte comando:

Se não leu o post citado no primeiro parágrafo e esse comando não instalou o pacote necessário, leia-o antes de seguir adiante.

No post citado também falei sobre a necessidade de calibrar o sinal para obter maior precisão. Como você vê na imagem a seguir, utilizei uma trena e cheguei a uma boa precisão.

1 metro entre o beacon e o scanner
1 metro entre o beacon e o scanner

Para simplificar ao máximo, digite essas linhas a seguir e comece a fazer a medição pelo aplicativo:

Por fim, um screencast (extremamente besta) do aplicativo recomendado, mostrando uma caminhada pelo apartamento. Sentindo-se motivado, aconselho mais uma vez, leia o artigo completo sobre a configuração.

Inscreva-se no nosso newsletter, alí em cima à direita e receba novos posts por email.

Siga-nos no Do bit Ao Byte no Facebook.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Nossos grupos:

Arduino BR – https://www.facebook.com/groups/microcontroladorarduinobr/
Raspberry Pi BR – https://www.facebook.com/groups/raspberrybr/
Orange Pi BR – https://www.facebook.com/groups/OrangePiBR/
Odroid BR – https://www.facebook.com/groups/odroidBR/
Sistemas Embarcados BR – https://www.facebook.com/groups/SistemasEmbarcadosBR/
MIPS BR – https://www.facebook.com/groups/MIPSBR/
Do Bit ao Byte – https://www.facebook.com/groups/dobitaobyte/

Próximo post a caminho!

Agregador de Links - Loucuras da Net

Comments

comments

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.

Deixe uma resposta