Qt – o sonho que se tornou realidade

Há poucos anos, programar para multiplas plataformas não era uma coisa tão simples; além de saber programar, seria necessário um conhecimento específico do sistema operacional proposto. E pior, isso seria praticamente escrever duas ou mais vezes o mesmo programa. Então, com intuito de facilitar a programação em C++ em múltiplas plataformas surgiu o Qt. Em Linux o Qt se destacou inicialmente com o surgimento do magnífico KDE, interface gráfica que atinge hoje um nível altíssimo em qualidade e praticidade.
O Qt foi criado em Maio de 1995, desenvolvida inicialmente por Haavard Nord (CEO da Trolltech) e Eirik Chamb Eng (Lider da Trolltech).
Somente em 1991 surgiu o conceito de “signals and Slots”, uma forma incrível de comunicação entre os widgets (que surgiram em 1993) e também para se fazer callbacks. Enfim, o Qt teve diversas etapas, sendo que em Abril de 1997 foi utilizado na criação do KDE. Ainda passou por modificações e reescritas e em 2000 atingiu também as plataformas embarcadas. Hoje inclue-se em dispositivos simples até smarphones e tablets.
Considerando esses fatos, esse video (engraçadíssimo, em minha opinião) mostra um pouco do que é a sensação de programar em Qt. Divirta-se:

Comments

comments

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.

Deixe uma resposta