Qt – Habilitando suporte a MySQL no SDK

Baixei o último SDK para uma nova instalação de sistema, mas dessa vez decidi não compilar o Qt à parte. Como utilizo o MySQL em meus projetos, tive que habilitar o suporte. O procedimento é simples e esse post me servirá como lembrete:
Entre no diretório do SDK. Ex.:


cd ~/QtSDK

Execute o SDKMaintenanceTool:

./SDKMaintenanceTool

Na aba Package Manager abra a árvore Miscesllaneous e selecione Qt 4.7.3 Sources. Clique em Next e em seguida Update. Levará um tempo.

Concluído o download, entre no diretório QtSources/4.7.3/src/plugins/sqldrivers/mysql/ (que estará dentro do diretório do SDK). Digite:


qmake "INCLUDEPATH+=/usr/local/include" "LIBS+=-L/usr/local/lib -lmysqlclient_r" mysql.pro

Certifique-se de que a libmysqlclient-dev (ou libmysqlclient5-dev) está instalada e que o diretório de include dela é realmente /usr/local/include. No Ubuntu 11.04 que tenho instalado o diretório do include é /usr/include/mysql/. Se sua distribuição for baseada em Debian, use:


dpkg -L libmysqlclient-dev|grep mysql.h

Se for baseado em Red-Hat, use:

rpm -qla |grep mysql.h

Concluída essa etapa, digite apenas make&&make install. Pronto para usar!

Comments

comments

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.

Deixe uma resposta