Próximos artigos

news
news

Artigos para o mês

Olá, pessoal!

Apesar do delay dessa semana passada inteira, tenho uma quantidade enorme de novidades pra apresentar pra vocês. Como tenho passado o dia em um inebriante trabalho cheio de delicias digitais (e que também resultarão em fantásticos artigos), não consegui dar fluxo aos artigos que estão em rascunho e os que estão por serem publicados. Mas para não dar a impressão de “abandono”, vós deixo meu instagram como testemunha do que tenho em mãos.

As primeiras 8 fotos são artigos em andamento, assim com a foto com a família, onde estivemos no circo e adivinhem o que achei lá? Esse propeller que minha filha e eu estamos brincando! Então vamos aos temas.

Propeller clock

Todo mundo ama propeller clocks, mas não é trivial fazer por causa da alimentação entre a hélice e corpo. Por acaso, vendiam esse brinquedo chinês no circo e obviamente comprei um para minha filha e um para mim, sendo que o meu eu farei engenharia reversa e depois vamos transformá-lo em um propeller clock!

Braço robótico

Esse braço robótico desmontado sobre o teclado dará diversos artigos, envolvendo visão computacional inclusive. Mas de inicio ele será montado e atuará no primeiro artigo com o Onion Omega, uma MIPS criada para a internet das coisas, cuja board já fiz dois artigos introdutórios.

Rádio FM

Ao lado do braço robótico sobre uma pequena parte de uma tecla do meu ultrabook, você pode ver um circuito completo de rádio, que faremos funcionar com Raspberry Pi e Arduino; talvez com ESP8266 também.

Attiny85

E entre os posts veremos também algumas soluções criativas com minúsculas boards, inicialmente por essa Attiny85 e uma Trinket.

Ethernet serial

Shields são bem bacanas mesmo, mas tem casos específicos que não caem bem, ou até projetos que tem dependência da distribuição do circuito. Mesmo que em provas de conceito, quase sempre é necessário dispor o hardware de maneira semelhante ao objetivo final, e esse “ethernet externo” cumpre bem esse papel. Será que ele pode se diferenciar ainda mais?

Arduino Nano e board de desenvolvimento

Esses Arduinos pequeninos são muito queridos para redução de espaço em projetos, mas as vezes pode ser inconveniente prendê-lo diretamente à protoboard, ao custo de um conjunto precioso de furos. Vamos ver algumas aplicações interessantes e as vantagens de tê-lo sobre uma board dessas antes de conduzí-lo ao seu destino final.

ESP8266 e sua pequena board

Soldar o ESP8266 pode ser bastante simples, pelo menos nessa board, que não me deu nenhum problema. Outra vantagem é que assim consegui o mínimo de espaço para utilizar uma ESP8266 sem que seja a ESP-01 e nem tão grande quanto a NodeMCU. Além disso, vou apresentar nela uma projeto bacana com MicroPython.

PCDuino

Imagine um cara de sorte. Pronto? Muito prazer, Djames.

Meu diretor me presenteou com não uma, mas 2 PCDuino. Obviamente deverei escrever pelo menos 1 artigo por PCDuino!

A80 Optimus Board

Ganhar 2 PCDuino já seria o bastante pra deixar qualquer nerd feliz da vida, mas não, não foi só isso. Ele me deu também uma FAN-TÁS-TI-CA A80 Optimus board, octa-core, 64bits, 8 “gibas” de memória, video 4K etc. Vou fazer algumas brincadeiras com ela no decorrer do mês e alguns artigos devem surgir também.

Onion Omega Shields

Vamos bombar de MIPS esse mês. A Onion Omega está avançando mais e mais na IoT e vou mostrar em alguns artigos a fabulosa compilação em nuvem que eles estão oferecendo, de modo que você não precisará de um SDK e toolchains com cross-compiler configurado no sistema, formando toda aquela teia de aranha que dá preguiça de fazer, além de quê, usuários de windows também terão a facilidade de compilar plataformas cruzadas sem virtualização! Entre os shields e projetos estão:

Servo Expansion

Um shield para servo motores, cujo shield será utilizado para controlar o pn & tilt que já discorri em outro post, assim como também será utilizado para controlar o braço robótico em um dos artigos que escreverei com ele. Pensou que MIPS era só pra roteadores? Pois prepare-se para surpreender-se.

Relay expansion

Imagine só; IoT sem relay não dá, certo? Bem, claro que a Onion Omega também pensa assim e eis aí um shield empilhável com 2 relés. Digo “empilhável” porque você pode adicionar mais relés, mas deixarei os detalhes para o artigo.

OLED Expansion

Sabe aquele display 16×2 que serve em qualquer MCU/CPU? Esqueça, o Onion Omega tem seu próprio shield OLED para abrilhantar ainda mais essa MIPS que veio pra revolucionar a arquitetura. E garanto a você que não faltarão surpresas nas apresentações desses artigos todos.

I²C

Esse é pra já, daqui a pouco publíco!

Inscreva-se no nosso newsletter, alí em cima à direita e receba novos posts por email.

Siga-nos no Do bit Ao Byte no Facebook.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Nossos grupos:

Arduino BR – https://www.facebook.com/groups/microcontroladorarduinobr/
Raspberry Pi BR – https://www.facebook.com/groups/raspberrybr/
Orange Pi BR – https://www.facebook.com/groups/OrangePiBR/
Odroid BR – https://www.facebook.com/groups/odroidBR/
Sistemas Embarcados BR – https://www.facebook.com/groups/SistemasEmbarcadosBR/
MIPS BR – https://www.facebook.com/groups/MIPSBR/
Do Bit ao Byte – https://www.facebook.com/groups/dobitaobyte/

Próximo post a caminho!

Agregador de Links - Loucuras da Net

Comments

comments

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.