Ponte de diodo – Use qualquer polaridade na fonte

ponte_de_diodo_esquematico

Essa é uma dica bastante simples e provavelmente a maioria das pessoas que leem meus posts já conhecem, mas não posso deixar de escrever a respeito para os que ainda não conhecem e também não pretendo fazer isso durante uma fase do projeto do cofrinho para não alongar demais o texto. Assim, preferirei fazer referência cruzada indicando a leitura nos momentos propícios.

A alimentação do nosso cofrinho eletrônico se dará por duas fontes, sendo uma bateria de 9v e um conector para uma fonte externa de 9v a 12v.

Normalmente pode-se encontrar nas fontes sua polarização, indicada por um desenho tipo “hifen” seguido de um”C”. Dentro do “C”, um ponto seguido de outro “hifen”. E normalmente o ponto é positivo.




Algumas fontes permitem selecionar a polarização, mas a melhor maneira de não se preocupar com isso é utlizando uma ponte de diodos.

A primeira imagem desse post mostra um circuito para acender um LED, indiferente da polarização da fonte. Parece (e está) um pouco bagunçado olhando na protoboard, mas o esquemático está bem mais agradável visualmente. O que acontece é que os diodos controlam a direção do fluxo positivo, então tanto faz onde entra o positivo, os diodos direcionarão o fluxo sempre para o mesmo lugar. E é o que acontece com o terra, sempre seguirá o fluxo do diodo e com isso acabam-se os problemas com polarização. A pior parte disso é o custo. Um ex-diretor meu dizia sempre: “Qualidade infinita, custo infinito”. Não é tão caro colocar uns diodos a mais no projeto e considerando a proteção do circuito, é válido o fazer.

Sabendo onde sempre sairá o positivo e terra, leva-se então os fios até o regulador de tensão, que reduzirá qualquer valor entre 9 e 12 para 5v (o modelo que estou utilizando, especificamente). Não utilize fontes acima ou abaixo, porque mesmo que queira entrar diretamente com 5v, o regulador de tensão aquecerá um bocado.

No circuito de exemplo conectei um LED, mas obviamente ele deve ser retirado, incluindo o resistor e os fios que o conectam.
ponte_diodo-onboard

Provavelmente daqui a mais um post trataremos do controle do motor DC, então voltaremos ao artesanato para fazer o controle da rampa das moedas, então a entrada de energia é fundamental nesse momento.

Já para o próximo post devo falar de transistor NPN, que também será utilizado no controle do motor DC e será um post breve e exemplificado como este.
Boa diversão!

Se gostou, não deixe de compartilhar; dê seu like no video e inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Prefere seguir-nos pelo facebook? Basta curtir aqui.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Próximo post a caminho!

Comments

comments

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.

Um comentário em “Ponte de diodo – Use qualquer polaridade na fonte

Deixe uma resposta