Outubro – mês de aniversário da GBK Robotics

Alguns produtos GBK Robotics
Alguns produtos GBK Robotics

Feliz aniversário, GBK Robotics!

E nesse mês em que a GBK Robotics completa 2 anos, felicitamo-lo todos nós da comunidade maker!

Se você não conhece a GBK Robotics, trata-se de produtos para makers de iniciantes a avançados e também para preguiçosos que não querem mexer com ferro de solda. Mas vamos além disso para dizer o que realmente são os produtos da GBK Robotics.

Custo para iniciar um maker





Muitas pessoas não tem tanto dinheiro para um investimento inicial, por mais que desejem entrar no mundo maker; ferro de solda, esponja, resistores, LEDs, sugador de solda, multimetro etc. Bem, nesse caso fica óbvio que não basta apenas um Arduino em mãos sem componentes para fazer integração. E é aí que a GBK Robotics entra. A sacada foi criar pequenos e simples circuitos para propósito de aprendizado sem precisar de um laboratório. Com isso, o material pode ir pra dentro de sala de aula e, ligado a um carregador de celular ou a um power bank, alunos podem ter aula de eletrônica digital sem riscos, e simplificar a distribuição de conhecimento é o principal propósito desse projeto da GBK Robotics, que tanto eles citaram desde o início nos grupos das comunidades maker. Gostou da idéia? Então dá uma olhada aqui no site deles, porque o preço está melhor diretamente com eles do que com as revendas e o site está muito bonito e organizado.

Iniciando em eletrônica digital

Dado eletrônico
Dado eletrônico

Para quem quer iniciar do zero, agora pode sim ter apenas um Arduino, uma board qualquer da GBK e alguns jumpers para interconexão. Por exemplo, esse dado eletrônico; além de fazer o dado gerar números randômicos (que já é um baita programa para um iniciante), pode-se utilizar PWM e simular um “pingo de luz”. Pode-se fazer 2 barras de status, crescendo e acendendo conforme a carga. Pode-se fazer um timer para cumprir alguma tarefa antes que os 7 LEDs se acendam. Como você pode ver, uma simples board dessa lhe propiciará momentos prolongados de diversão e você não precisará se preocupar, porque não vai queimar o LED, que já vem com o resistor ideal, assim você poderá deixar para aprender a lei de Ohms depois das brincadeiras!

Com uma board você já faz isso tudo, agora imagine com toda a linha; encoder, potenciômetro (que detesto colocar na protoboard), ponte H, expansor de tensão, relé, sensor de tensão DC, sensor de tensão AC, sensor de umidade de solo etc.

Usuários avançados

Muito simples pra você? Acho que não. Eu tenho as plaquinhas dessa foto do post e a partir de hoje o que puder evitar de protoboard, evitarei. É um saco procurar resistor, LED, potenciômetro que encaixe na protoboard, jumpers e a tralha toda só pra fazer uma prova de conceito. Repare daqui pra frente como é prático demonstrar resultados com esses “dispositivos simplificadores”!

Por fim, se deseja que seu filho aprenda programação, a eletrônica digital pode ser um bom caminho para motivá-lo. E se quiser que ele aprenda eletrônica digital sem por fogo na casa, incentive-o com os produtos da GBK Robotics!

Inscreva-se no nosso newsletter, alí em cima à direita e receba novos posts por email.

Siga-nos no Do bit Ao Byte no Facebook.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Nossos grupos:

Arduino BR – https://www.facebook.com/groups/microcontroladorarduinobr/
Raspberry Pi BR – https://www.facebook.com/groups/raspberrybr/
Orange Pi BR – https://www.facebook.com/groups/OrangePiBR/
Odroid BR – https://www.facebook.com/groups/odroidBR/
Sistemas Embarcados BR – https://www.facebook.com/groups/SistemasEmbarcadosBR/
MIPS BR – https://www.facebook.com/groups/MIPSBR/
Do Bit ao Byte – https://www.facebook.com/groups/dobitaobyte/

Próximo post a caminho!

Comments

comments

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.