Onion Omega – Interface de gerenciamento

Onion Omega na Dock
Onion Omega na Dock

A interface de gerenciamento do Onion Omega

Já falei sobre o Onion Omega nesse outro post, e dessa vez não tenho muito mais a falar. Na verdade, esse post é só pra mostrar a configuração inicial e a belíssima interface de gerenciamento totalmente atípica. Digo atípica justamente porque apesar de servir com um access point (não exatamente um roteador, mas também pode ser), ela é focada realmente para a internet das coisas. E a pior (ou melhor) parte é que ela tem interface preparada para usar com os shields próprios (chamados todos de ‘docks’) que você encontra no site, algo que pode ser viciante.

No video eu mostro também a interação com os GPIO através de cliques, pela interface de gerenciamento do browser, com um visual gráfico que proporciona realmente uma nova experiência. E isso é algo que posso afirmar; não utilizei ainda outra board que fosse tão fácil de gerenciar como esta.

Configuração inicial





No video eu mostro a configuração inicial; basicamente, colocar o processador sobre o dock e conectar o cabo micro USB. Isto significa que qualquer carregador de celular pode ser utilizado, uma vez que o pico de consumo não passa de 220mA. Feito isso, basta chavear para ON (no video também mostro as chaves de reset e ON/OFF) e aguardar que o LED ambar pare de piscar (isso significa que o boot foi concluído).

Já citei também no post relacionado que o botão de reset com um curto pressionamento faz o reset e, se segurado por 10 segundos, faz o factory reset, eliminando toda e qualquer modificação feita pelo usuário.

Feito o boot, pela primeira vez você deverá conectar-se ao dispositivo (algo como Omega-12F3 – guarde isso). Conecte-se e faça o login inicial com o usuário ‘root’ e senha ‘onioneer’. Claro que tudo isso poderá ser reconfigurado, como eu mostro nos menus.

A primeira configuração fará um update do firmware e durante essa condição o dispositivo NÃO PODERÁ SER DESLIGADO. Infelizmente, essa etapa não é opcional, portanto é necessário que você tenha uma conexão de qualidade para o download. Apesar do processamento ser bom o suficiente, o processo de flashing é consideravelmente lento, não se desespere, estará tudo bem.

Após reiniciado o dispositivo (automaticamente), volte a conectar-se, faça novamente o login e então aprecie essa incrível e nova interface de gerenciamento que conta até com uma surpresa incrível; se bem que acho que várias coisas são surpresas.




Espero que o video lhe deixe tão empolgado quanto deixou a mim e, não exite; inscreva-se no nosso canal do YouTube  (se você não clicou nesse link, insisto, clique AQUI) para não perder nada. Os videos são curtinhos em sua maioria, com propósitos de mostrar o que não fica tão bom digitando.

 

Inscreva-se no nosso newsletter, alí em cima à direita e receba novos posts por email. Não haverá spam, sequer sei quem são os inscritos!

Siga-nos no Do bit Ao Byte no Facebook.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Próximo post a caminho!

Agregador de Links - Loucuras da Net

Comments

comments

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.

3 comentários em “Onion Omega – Interface de gerenciamento

Deixe uma resposta