Motor de passo 5 fios com driver ULN2003

stepperAndULN

Esse modelo de motor de passo de 4 fases é barato e comum. Pode ser encontrado com facilidade no dealextreme ou no mercado livre. Utilizando-o dessa maneira, não há muito o que falar a respeito. O motor funciona com 5v, mas independemente disto, você pode (e provavelmente deva) alimentá-lo com uma fonte externa, ligado aos pinos do circuito controlador.

Maiores detalhes sobre o driver ULN2003 podem ser vistos nesse outro post, onde faço um exemplo de utilização com LEDs para demonstrar como economizar pinos PWM , por exemplo.



Se você está procurando um tutorial para outro tipo de motor de passo, veja esse outro post onde introduzo diversas informações importantes a respeito de motor de passo.

A pinagem é bem simples; 8,9,10 e 11 para IN1,IN2,IN3 e IN4 respectivamente.

Escrevi um pequeno código para girar esse motor para esquerda e direita e o disponibilizo:

 

Um video de seu funcionamento:

 


Estamos caminhando lentamente com os projetos DIY, mas não desanimem, vamos agregar muita coisa importante em breve, estou esperando chegar algumas ferramentas para os trabalhos.

Se gostou, não deixe de compartilhar; dê seu like no video e inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Prefere seguir-nos pelo facebook? Basta curtir aqui.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Próximo post a caminho!

Comments

comments

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.

3 comentários em “Motor de passo 5 fios com driver ULN2003

Deixe uma resposta