LED RGB endereçável

LED RGB endereçável
LED RGB endereçável

São muito bonitos esses LEDs RGB endereçáveis, mas não tem a menor simplicidade sua configuração (olhe aqui no datasheet) – exceto você use essa biblioteca da NeoPixel para Arduino (ufa), e com versão inicial para ESP8266!

Quando a simplicidade é tanta (graças a algumas bibliotecas que em 99% dos casos já existem pra Arduino) eu não costumo escrever posts a respeito, mas não poderia deixar de falar desses LEDs endereçáveis do parceiro ABSOLEM (adquira-os clicando nesse link).

Esses LEDs recebem 5V de entrada e já vem com um controlador (obviamente), assim como com os resistores e um dissipador. Você pode adquirir esses individuais do link acima e fazer wareables como botões da roupa ou qualquer outro ítem que sua criatividade lhe permitir.

Em projetos comuns, a vantagem é que você poderá acender diversos destes sem a necessidade de dispensar uma série de pinos de I/O. E para fazer o start de seus projetos, você poderá beneficiar-se dos exemplos disponíveis com a biblioteca, baixando-a do link citado no primeiro parágrafo.

Wiring





Olhando atrás dele, você notará 6 conexões, sendo 5V,Din e GND na entrada e esses 5V seguem pelo lado oposto junto ao GND e Dout. Desse modo:

LED endereçável
LED endereçável

Alguns cuidados são necessários, como evitar uma distância grande entre o LED primário e o Arduino, fornecer uma alimentação externa para evitar consumo demasiado de corrente provinda do Arduino, tornar os grounds comuns.

Se você pretende dispor de forma distribuida, esses “botões” são os ideias. Se pretende fazer uma série em linha, sugiro essa barra de 8 LEDs (são os mesmos LEDs porém em um circuito de 8). E se quiser uma matriz, também RGB endereçável, sugiro essa belezinha aqui.

Código

Vou deixar como exemplo um código ridiculamente simples, para que você veja o quão fácil é manipular esses LEDs com a biblioteca:

Basicamente, um loop está trocando o pixel, o outro loop incrementa uma cor e os loops seguintes, adicionalmente decrementam a cor anterior. Nesse exemplo você consegue perceber que o controle do tempo de cada e do tempo de cada pixel pode ser determinado sem complicações. Espero que se divirta e crie alguma coisa que inove um pouco sua árvore de natal nesse final de ano, porque ninguém aguenta mais esse pisca-pisca verde com lampadinhas de vidro…

Inscreva-se no nosso newsletter, alí em cima à direita e receba novos posts por email.

Siga-nos no Do bit Ao Byte no Facebook.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Nossos grupos:

Arduino BR – https://www.facebook.com/groups/microcontroladorarduinobr/
Raspberry Pi BR – https://www.facebook.com/groups/raspberrybr/
Orange Pi BR – https://www.facebook.com/groups/OrangePiBR/
Odroid BR – https://www.facebook.com/groups/odroidBR/
Sistemas Embarcados BR – https://www.facebook.com/groups/SistemasEmbarcadosBR/
MIPS BR – https://www.facebook.com/groups/MIPSBR/
Do Bit ao Byte – https://www.facebook.com/groups/dobitaobyte/

Próximo post a caminho!

 

Comments

comments

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.