Fontes de alimentação II

Fontes de alimentaçõ
Fontes de alimentaçõ

Mais fontes de alimentação

Lembra desse artigo onde falei de 8 modos de obter tensão adequada na protoboard? Pois ainda há um pouco mais a se falar a respeito sobre fontes de alimentação. Isso porque não citei alguns detalhes importantes relacionados a essas fantásticas fontes DC/DC. Além do mais

 

 

Step down

Como você pode ver n imagem, eu já havia falado desse regulador de tensão 1.25 à 35V. Essa fonte é chamada de “step down”, onde você entra com uma tensão maior e reduz para a tensão desejada. O impacto disso é um aquecimento na fonte, não mais.  O ajuste da tensão é feita através de um parafuso, dando bastante voltas e o ajuste é bastante preciso.

Essa fonte você encontra fácil no nosso novo parceiro ABSOLEM. Outros produtos interessantes também estão disponíveis em seu leque de produtos, por isso recomendo que você dê uma olhada, estou babando em alguns sensores que sequer vi em outro lugar. Se ele mandar pra cá, virarão bons tutoriais!

Step up

A “irmã menor” (também azul) é um fonte chamada de “step up”, onde você entra com uma tensão menor e eleva ela. Pode parecer estranho  para alguns e, se for seu caso, explico da maneira mais leiga; quanto maior a tensão (dentro dos limites), menor será a corrente, ou seja, você ganha em tensão e perde em corrente, daí restará ver se a corrente é suficiente para seu propósito. Para esse propósito, leia o datasheet para ver a curva de eficiência. O datasheet diz que a referência interna VREF é 0.6V e a tensão de saída passa or um divisor resistivo, R1 e R2 para o pino FB. Seguindo a fórmula:

V_{out} = V_{ref}\big(1+\frac{R_1}{R_2}\big)

Recomendo também ler o datasheet para ver o absolute maximum rates e tente SEMPRE se manter o mais longe das borda- limite possível.

Essa fonte step up você pode adquirir com nosso (já renomado parceiro) Fulltronic nesse link.

Regulador com filtro

No artigo supracitado (bem lá no início desse post) eu falei do uso de regulador de tensão direto na board. É barato, simples, mas não é tão prático a ponto de você ligar e usar; precisa colocar um filtro ou dois, e garantir que a perna fina do capacitor não dará mal contato na protoboard. Porém, nosso novo parceiro ABSOLEM enviou mais uma peça bacana; esse menorzinho que você vê na foto é um step down para ESP8266 ou qualquer outro dispositivo que trabalhe a 3.3V. Basta espetar na protoboard e usar, além de que a filtragem é garantida, uma vez ue os componentes SMD estão juntinhas do “alimentador”. Você pode adquiri-lo através desse link. Não gosto de citar preço nos artigos pra não deixá-los desatualizados, mas é barato demais, dê uma confirmada.

Fonte chaveada

Agora, se você está precisando de corrente, muita, mas muita corrente, minha recomendação é essa (nada delicada) fonte chaveada 12V 20A. Ok, você já deve ter pensado que não dá pra ligar o Raspberry direto na fonte, mas depois que você tem a poderosa tensão de 20A DC na entrada, bastará utilizar a fonte step down do ABSOLEM. Agora, se você precisa tirar uns 24V (e mais ainda, mas estou exemplificando baixo) e com corrente de sobra, utilize em conjunto a essa fonte uma fonte step up do parceiro Fulltronic.

Link da fonte chaveada eu não tenho, não comprei com um parceiro e nem liguei ainda pra ver se ela está funcionando, portanto, sem recomendações de vendedor, mas recentemente trabalhei em um projeto que precisei de ambos, step up e step down, e utilizei uma fonte chaveada dessas.

Se aparecer mais uma variação de possibilidades, escrevo mais um artigo, mas somada às 8 opções do artigo do inicio desse post, já temos 12 opções! Você tem mais alguma dica para somar? Deixe nos comentários.

Inscreva-se no nosso newsletter, alí em cima à direita e receba novos posts por email.

Siga-nos no Do bit Ao Byte no Facebook.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Nossos grupos:

Arduino BR – https://www.facebook.com/groups/microcontroladorarduinobr/
Raspberry Pi BR – https://www.facebook.com/groups/raspberrybr/
Orange Pi BR – https://www.facebook.com/groups/OrangePiBR/
Odroid BR – https://www.facebook.com/groups/odroidBR/
Sistemas Embarcados BR – https://www.facebook.com/groups/SistemasEmbarcadosBR/
MIPS BR – https://www.facebook.com/groups/MIPSBR/
Do Bit ao Byte – https://www.facebook.com/groups/dobitaobyte/

Próximo post a caminho!

Agregador de Links - Loucuras da Net

 

 

Comments

comments

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.