Ethernet ENC28J60 fácil com Arduino

enc28j60 Arduino
enc28j60 Arduino

Recentemente recebi esse ethernet shield do nosso parceiro Fulltronic para escrever um artigo e dar minha opinião a respeito desse módulo ethernet, que colocará seu Arduino em rede de forma fácil. Bem, comecarei dando minha opinião antes de entrarmos na diversão.

Porque utilizar um modulo através de wiring invés de shield





A começar pelo preço (clique aqui mesmo), que é imbatível, você gasta quasse nada e tem o mesmo recurso que um ethernet shield. Já é um bom motivo caso você deseje economizar uns trocados para comprar mais brinquedos. Mas se não for levar em consideração o preço, ainda há benefícios sobre a utilização de um shield, por exemplo, pelo fato de poder extendê-lo a uma distância um pouco maior do que sobre o próprio Arduino. E isso pode ser ideal em projetos que exijam adaptação de posicionamento, flexibilizando a tarefa. Acredite, se você não precisa desse recurso agora, poderá precisar a qualquer momento, exceto seja para utilizar em seu Arduino de mesa. Por último, a maior vantagem de utilizar esse módulo invés de shields é que você terá flexibilidade para escolher os pinos, invés de ser obrigado a utilizar a definição de pinos por hardware.

Wiring

O wiring é bastante simples, não tem nenhum segredo, bastando atentar-se à alimentação do módulo, que é 3.3V, portanto, não conecte-o ao 5V e sim ao 3.3V. Apenas isso, o resto é tranquilo.

enc28j60 wiring
enc28j60 wiring

Gostaria de dizer previamente que o wiring que disponho é a forma que foi definida na biblioteca, mas se quiser trocar os pinos, basta editar e definir na biblioteca conforme desejar.

CLKOUT INT Digital 2
WOL S0 Digital 12
SI Digital 11 SCK Digital 13
CS Digital 10 RESET Reset
VCC 3.3V do Arduino GND GND Arduino

 

Biblioteca

Feito o wiring, hora de codificar. Mas eu não vou escrever nenhum código especial, os exemplos padrão contidos na própria IDE são mais que suficiente. Apenas vou disponibilizar as bibliotecas necessárias porque fui obrigado a dar um pequeno tapa em algumas tipagens, mas nada que valha a pena enaltecer.

Pegue-as nesse link e descomprima-as dentro do diretório ~/Arduino/libraries/:

Isso criará os diretórios ETHER_28J60 e etherShield, cujo includes serão feitos no código de exemplo logo a seguir.

Codificando





Como disse, nenhum código especial. Apenas fiz um contador, inclusive sem meta-refresh, você precisará apertar F5 no browser para ver a atualização.

Simples demais, não? Por mais tempo que tenham as bibliotecas e módulos ethernet, nenhum vez foi transparente para mim sua utilização, por isso acredito que tenha sido útil escrever esse artigo, espero que tenha gostado.

Inscreva-se no nosso newsletter, alí em cima à direita e receba novos posts por email.

Siga-nos no Do bit Ao Byte no Facebook.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Nossos grupos:

Arduino BR – https://www.facebook.com/groups/microcontroladorarduinobr/
Raspberry Pi BR – https://www.facebook.com/groups/raspberrybr/
Orange Pi BR – https://www.facebook.com/groups/OrangePiBR/
Odroid BR – https://www.facebook.com/groups/odroidBR/
Sistemas Embarcados BR – https://www.facebook.com/groups/SistemasEmbarcadosBR/
MIPS BR – https://www.facebook.com/groups/MIPSBR/
Do Bit ao Byte – https://www.facebook.com/groups/dobitaobyte/

Próximo post a caminho!

Comments

comments

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.