Eletrônica digital – Transistor MOSFET canal N


Recentemente fizeram uma pergunta em um dos meus posts onde expliquei como utilizar o CI L293D para controlar motor; a pergunta era sobre a utilização de diodo e transistor FET para controlar o motor. A resposta é: Sim, pode-se controlar um motor com PWM utilizando outros meios que não um CI com ponte H.

Para quem não sabe, MOSFET é um acrônimo para metal-oxide semiconductor field-effect transistor, mas normalmente chamado apenas de FET.


Se for girar o motor em apenas uma direção, mais simples ainda! Mas primeiro, vamos entender como funciona o FET canal N.

RFP30N06LE
O transistor FET funciona de maneira muito similar ao transistor NPN, por exemplo. As referências de cada pino pode mudar dependendo do fabricante. Nesse modelo adquirido no Lab de Garagem os pinos são (da esquerda para a direita):

Gate
Sinal da micro-controladora. Pode-se utilizar PWM aqui.

Drain
Alimentação externa. Esse modelo suporta até 60V e 30A.

Source
Aterramento.

A alimentação externa deve entrar no fase do motor, selenoide, lâmpada ou outro que seja. O gnd deve ser ligado ao pino Drain do FET.

No exemplo, utilizei um LED mesmo, alimentando-o com o 5v do Arduino Leonardo:

Então, se precisar alimentar algum componente externo até 60v e no máximo 30A, basta substituir a alimentação, colocando-a na entrada do componente pretendido, tal como foi feito com o LED. As demais conexões permanecem.

Repare também que utilizei um resistor de 330ohms para não jogar diretamente a alimentação do pino do Arduino no LED, mas em outro componente (como um motor por exemplo) pode não ser necessário.

Em outro post veremos como controlar um motor DC para girar em ambas as direções utilizando FET.

O código que escrevi para testar PWM com FET foi esse:

Isso faz o LED acender gradativamente, apagar e reiniciar o processo, de forma a parecer um ‘gotejamento’.

Se gostou, não deixe de compartilhar; dê seu like no video e inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Prefere seguir-nos pelo facebook? Basta curtir aqui.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Próximo post a caminho!


Comments

comments

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.

Um comentário em “Eletrônica digital – Transistor MOSFET canal N

Deixe uma resposta