Eletrônica Digital – Interrupções (PIC)

Tive problemas sérios ao programar um PIC16F877A pela por falta de experiência. O Arduino é um excelente controlador para muitos projetos, muito alto-nível, mas não dá (via IDE) o poder de controle sobre o processador, tal como é no PIC. Em contrapartida, não é nada simples programar um processador PIC e não adianta fazer ‘de ouvido’, tem que ler o datasheet e tem que ter diversos conceitos. Aos poucos vou juntando conceitos e documentando em meu blog, não esperem nada especialista tão cedo.

Um engenheiro da Itautec me deu uma dica muito importante; estudar interrupções no PIC. Então fazendo algumas pesquisas a respeito, encontrei esse excelente video:

Os exemplos em código são assembly, porém basta seguir a lógica e escrever em C – no meu caso, em MikroC. O importante é prestar atenção no chaveamento, o que são as interrupções, o que são periféricos, a independência do núcleo em relação aos periféricos e as chaves gerais.

Esse video me ajudou a elucidar algumas questões em relação ao tratamento de interrupções, de forma que reescrevi completamente um código de comunicação RS485 entre PIC e Arduino e acredite, até para o Arduino ficou melhor utilizando a interrupção serial adequadamente. Apenas para ilustrar, o protótipo da comunicação com o PIC ficou assim:

Note a diferença em relação ao post sobre RS485 com Arduino; a complexidade do código aumentou na mesma proporção que o circuito. Infelizmente não poderei disponibilizar o código atual por fazer parte de um projeto, mas escreverei algo a respeito porteriormente, dessa vez o post é apenas para indicar o video. Boa diversão!

Se gostou, não deixe de compartilhar; dê seu like no video e inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Prefere seguir-nos pelo facebook? Basta curtir aqui.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Próximo post a caminho!

Comments

comments

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.

2 comentários em “Eletrônica Digital – Interrupções (PIC)

Deixe uma resposta