Eletrônica Digital – Controlador de LEDs 74HC595


Nessa primeira parte do tutorial, será exemplificado o uso do controlador de LEDs em sua forma mais simples, apenas para saber como utilizá-lo em Arduino. Tentarei posteriormente portar o código para PIC.

O 74HC595 tem a capacidade de controlar 8 LEDs e pode ser encadeado a outros 74HC595, o que é chamado de ‘chain’. Desse modo, uma única MCU pode controlar muitos e muitos LEDs. Como não tenho resistores suficientes, o exemplo será com apenas 1 controlador.

Suas conexões são bastante simples, porém manipular esse CI com código não é intuitivo.

Tive dificuldades em encontrar algum tutorial que mostrasse de forma simples seu uso, assim poderia ir diretamente a exemplos mais criativos, como o cubo de LED, então decidi começar pelo básico.

Código em Arduino

O esquema para as conexões é este:

A imagem acima é do site que utilizei como referência para esse exemplo, o Bildr.

Os componentes para esse teste foram adquiridos na HU Infinito, que se tornou mais um dos meus preferidos para compras online.

Por fim, o video dessa primeira etapa:

Rumo ao cubo de LEDs agora!

Se gostou, não deixe de compartilhar; dê seu like no video e inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Prefere seguir-nos pelo facebook? Basta curtir aqui.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Próximo post a caminho!

Comments

comments

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.

Um comentário em “Eletrônica Digital – Controlador de LEDs 74HC595

Deixe uma resposta