Eletrônica digital com Arduino – Sensor de linha para open/close


O sensor de linha (analógico ou digital) é muito utilizado para fazer robôs seguirem linhas brancas ou pretas. Mas essa não é a única função desse sensor infra-vermelho; ele é utilizado também em alguns modelos de mouse para detectar o deslocamento da roda, em banheiros de shopping center para não ser necessário tocar na torneira (na minha opinião, a pior utilização até o momento) e também para detectar porta aberta/fechada. Seu funcionamento é simples e um circuito minúsculo pronto pode ser comprado na RoboCore através desse link. Adquiri um analógico e reduzi a precisão com map, coletando assim apenas os valores de variação média para saber o quanto seria suficiente para perceber uma porta aberta.

Nesse circuito pronto basta alimentá-lo com 5v (não esquecendo o aterramento) e ler o valor de saída do pino central. O esquema foi desenhado utilizando um sensor de temperatura LM35 porque infelizmente não tenho esse sensor no Fritzing:

O código para leitura é bastante simples. Para a percepção de aberto/fechado utilizei o seguinte código:

E o video:

Então, esse sensor é excelente para colocar em janelas e portas para fazer alarmes residenciais e validar fechamento de portas. Também é utilizado em servidores para verificar abertura de chassi, podendo gravar um log caso tenha sido aberto e podendo até perder a garantia do servidor. Se você fizer um hardware com alimentação interna, é uma boa maneira de garantir que um eventual problema não tenha ocorrido por interação do usuário!

Comments

comments

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.

Um comentário em “Eletrônica digital com Arduino – Sensor de linha para open/close

Deixe uma resposta