Eletrônica digital com Arduino – Sensor de força (de baixa precisão)

Esse sensor não é a oitava maravilha do mundo, tendo um suporte a aproximadamente 10KG com bastante imprecisão. Porém pode-se aplicar a diversões do tipo chaves de som, como exemplificarei nesse post.
Em aplicações comerciais ele pode ser utilizado para verificar portas fechadas ou, sob carpetes e pisos, contabilizar a passagem de pessoas.
Uma coisa muito interessante que utilizaremos aqui é a função map. Essa função serve para gerar valores relativos em escala proporcional à especificada. Seu uso:

//map(origemDoSinal,minimo,maximo,mapaMin,MapaMax);
map(signalSource,0,1023,0,255);

Esse mapeamento utilizaremos para proporcionar o sinal gerado no sensor ao sinal que enviaremos para o LED; o sensor gera valores de 0 a 1023, enquanto o LED só receberá sinal de 0 a 255.
Nesse modelo utiliza-se também um resistor de 10k entre o sinal e o terra, retornando ao terra. O exemplo é originado desse link do AdaFruit, mas dei uma incrementada de leve; apenas coloquei um buzzer junto ao LED para ‘escutar’ a variação da frequência gerada no sensor, pois a variação no LED não é percebida na mesma intensidade.

O esquema fica assim:

O código é extremamente simples, sendo que apenas o map() é a estrela aqui:


Sou obrigado a confessar que devido a muita preguiça, abri mão de utilizar um outro pino digital para o buzzer e como a frequência enviada para o LED foi suficiente para gerar som também no buzzer, deixei ‘junto e misturado’.

Por fim, eis o video de funcionamento do sensor:

Mexendo um pouco mais, descobri alguns recursos do Fritizing. Vou escrever um tutorial sobre ele, é um software prático e muito, muito útil para criação dos seus projetos, pois vai além do desenho, traçando a rota do circuito e a placa para impressão!

Comments

comments

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.

Um comentário em “Eletrônica digital com Arduino – Sensor de força (de baixa precisão)

Deixe uma resposta