Eletrônica digital com Arduino – LED RGB, parte 1

Esse post é o primeiro da série de LED RGB. Quase todo mundo nessa galáxia sabe o que é um LED, uma parte pequena das pessoas desse planeta sabem o que é RGB e uma infima parte sabe o que é um LED RGB. Então, vamos aos exclarecimentos.

A palavra LED significa Light Emissor Diode, ou em portuguẽs, Diodo Emissor de Luz. Nesse post explico em detalhes o que é um LED.

A palavra RGB significa Red Green Blue, que são as cores luz que compõe todas as outras. As cores vão de 0x00 a 0xFF, ou de 0 a 255. As combinações possíveis são de 256^3, ou 16.777.216 cores. Claro que nossos olhos não podem perceber todas as tonalidades dessas cores, mas elas existem.

Existem diversos tipos de LED RGB. O que usaremos é o da imagem abaixo:

Como pode-se notar na imagem, esse LED se diferencía de um led tradicional pela diferente forma que emite luz; não apenas anodo e catodo, mas nesse caso:
1 – Red
2 – Cathod
3 – Blue
4 – Green

Para se controlar as cores é necessário controlar a frequência em cada uma das pernas do LED. No catodo, temos o aterramento.

Invés de escrever o código randômico proposto, sugiro a leitura do artigo do Bruno Soares, que escreveu um código bem elaborado para se selecionar cores e é bastante intuitivo.

Para manipular o LED Bruno está utilizando processing, que não é nosso objetivo, então minhas recomendações para testar o código descrito são as seguintes:
– compile
– suba o programa para o Arduino
– Abra o monitor serial na interface IDE do Arduino
– Digite algum valor entre ^ e $. Por exemplo:
^395743$
Isso gerará uma cor verde no LED. Envie outros valores para testar. Ao fechar a interface do monitor serial, o LED se apagará.

No código é feito deslocamento de bits – algo muito avançado em C. No próprio blog o Bruno explica o processo, mas refarei a explicação quando criar um seletor RGB com potenciômetro.

Seguindo a partir desse modelo, no próximo post faremos as cores variarem conforme a temperatura em cada um dos três sensores que colocaremos. Posteriormente faremos a conexão com um sensor de distância, iniciando o LED em verde, passando ao amarelo e encerrando no vermelho, conforme a distância proposta.

Eis o video para esse tutorial:

Comments

comments

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.

Um comentário em “Eletrônica digital com Arduino – LED RGB, parte 1

Deixe uma resposta