Eletrônica digital – Display LCD com Arduino

Display LCD 16×2 com Arduino

Um display LCD pode ser muito útil até para ajudar no desenvolvimento (ainda mais se for para PIC), pois você pode enviar mensagens diretamente para a tela e assim fazer debugs. Para tal propósito não é necessário um super-mega-display, aliás, o quanto mais simples melhor, por isso escolhi o modelo acima na RoboCore.

O Arduino tem uma biblioteca para manipulação desse tipo de display, o que torna seu uso bastante simples. Nesse pequeno tutorial vou mostar sua ligação e uso básico, deixando sua utilização em PIC para o próximo post.


Conectando os fios

A conexão dos fios desse display LCD de 16 pinos é comum para ambas controladoras, variando a pinagem apenas nas MCUs. Na imagem você pode reparar que já tenho um PIC ao lado do display, que estou preparando para servir de debugger, onde o utilizarei para sniffing via UART para UART, ou para leitura de qualquer dado serial, seja ethernet, I2C, etc. O Potenciômetro controla o contraste do display. Como esse modelo não possui backlight, os pinos de alimentação referentes não serão utilizados.

Primeiramente, solde uma barra de 16 pinos no header do display LCD. A minha barra de pinos é dupla (eu estou sem barra simples), mas o efeito é o mesmo (exceto o efeito ‘visual’).

Da esquerda para a direita, pinos 1 a 16.

Se seu display possui backlight, então será necessário alimentar o LED com 5v, colocando +5v no pino 15 e GND no pino 16. Se quiser ter controle sobre o brilho, pode utilizar um potenciômetro entrando +5v à esquerda e GND à direita, alimentando o pino 15 com o pino central do potenciômetro. Para esse caso, utilize um potenciômetro de 10k.

Para ajuste de contraste (esse sim, segue ligado no exemplo), ligue um potenciômetro como citado:
– pino 1 do potenciômetro em GND
– pino 2 do potenciômetro no pino 3
– pino 3 do potenciômetro em +5v

A alimentação da lógica do circuito é feita nos pinos 1 (GND) e 2 (+5v).

Feitas essas alimentações, já é possível fazer o primeiro teste, ligando-o ao Arduino. Se tiver conectado também o backlight, seu display deverá se acender. Com ou sem backlight, já se pode ver retângulos sendo exibidos e já pode-se experimentar o ajuste de contraste.

O pino 5 também deve ir à GND. Os pinos de sinais são os pinos 4,6 e 14, ligados aos pinos 7,8 12 do Arduino, respectivamente. Os pinos a seguir são do RGB:
13 ao 11 do Arduino
12 ao 10 do Arduino
11 ao 9 do Arduino

Repassando as conexões:
Arduino/Display
7/4
8/6
9/11
10/12
11/13
12/14

Display LCD 16x2 - Wiring
Display LCD 16×2 – Wiring

Alimentações:
Display
1 – ground
2 – +5v
3 – +5v (sinal do potenciômetro)
5 – ground
15- +5v (backlight, se houver)
16- ground (do backlight)
Antes de por fogo na casa, confirme no esquema abaixo:

Código
E finalmente, as bibliotecas do Arduino são tão vastas e simples de utilizar que basta abrir um dos exemplos, configurar os pinos e subir o programa. De qualquer modo, vamos a um exemplo:

Subindo esse código para o Arduino, o resultado fica assim:

Em um breve próximo post, apresentarei o código para o PIC16F1827, controlando esse display e utilizando-o para fazer teste passo-a-passo e debugging, é só acompanhar!

Se gostou, não deixe de compartilhar; dê seu like no video e inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Prefere seguir-nos pelo facebook? Basta curtir aqui.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Próximo post a caminho!


Comments

comments

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.

2 comentários em “Eletrônica digital – Display LCD com Arduino

Deixe uma resposta