Construindo um Pinball – Parte IV – Matriz de LED 8×8





matrizCircuit

Chegaram as peças para dar continuidade ao projeto do Pinball. O que realmente atrasou o projeto foi o fato de eu estar fora do país por um período muito longo, mas vamos retomar.

Hoje vamos ver como controlar uma matriz de LED 8×8, utilizando o controlador MAX7219, controlando assim 64 LEDs individualmente.

Nesse post vimos como multiplexar um display de 7 segmentos, o que seria muito mais simples que controlar essa matriz, não fosse o fato de que vamos utilizar agora uma biblioteca fantástica que nos entregará a parte mais dificil que é a multiplexação, ou seja, trabalharemos basicamente o posicionamento dos LEDs de forma muito clara.

E por falar em matriz de LEDs, reparou que belezinha esse display com circuito e driver?

A vantagem de utilização desse conjunto é que o drive-out está pronto para integrar com outros displays, de forma que você poderá interligar até 8 matrizes de LEDs com esse driver, fazendo painéis de texto!

O kit pode ser adquirido desmontado ou assemblado, é só dizer!

Para o nosso projeto, parece interessante para dar uma animada na pista do Pinball, veremos em breve onde aplicá-lo, mas além desse display, utilizaremos também displays de 7 segmentos – e esses também adquiri alguns extras, inclusive displays de 4 digitos.

display7seg2sizes

Esses displays não são tão pequenos como os mostrado nos exemplos em outros posts, como você pode notar na imagem.

Outra coisa que vamos utilizar em nossa mesa para fazer efeitos especiais são lasers, (descritos no próximo post com o tutorial dos bumpers) ligados de forma bastante simples gerando um resultado bastante agradável. Também à venda, a unidade custa R$6,00.
.
.
.
.

Baixando e utilizando a biblioteca

matrizAssembled

Sem perder tempo, já é possível experimentar na hora a matriz de LED, obtendo um resultado semelhante ao do video do final do artigo.

Pegue a biblioteca nesse link e descomprima-o dentro do diretório arduino/libraries/. Abra o Arduino e em “Examples” e experimente os exemplos no menu “LedControl”.
No caso da matriz de LEDs, repare o controle individual de cada um dos 64 LEDs. Isso é impressionante:

A biblioteca é tão óbvia que sequer pude escrever um exemplo aqui, mas faremos algumas brincadeiras na utilização desse display na mesa.

Se gostou, não deixe de compartilhar; dê seu like no video e inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Prefere seguir-nos pelo facebook? Basta curtir aqui.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Próximo post a caminho!

Comments

comments

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.

Deixe uma resposta