Conexão serial com Qt utilizando QtSerialPort


Comumente necessito fazer conexões seriais, seja para configurar equipamentos de rede ou conectar com dispositos microntrolados. Até algumas boards com Linux embedded como por exemplo a Carambola necessitam da comunicação serial. Então, não acredito que esse meio de comunicação caia em desuso tão cedo, ainda mais dado o fato de que a comunicação serial pode suceder através da porta USB (utilizando o módulo usbserial).


Recentemente necessitei fazer uma bridge para um dispositivo que não conversa ethernet, mas cujo dados necessitariam ser enviados a um servidor remoto. Inicialmente pensei em escrever essa comunicação serial em Python, mas a interface não seria fluida como é no Qt e de alguma forma geraria um gargalo no desenvolvimento de uma interface tão simples.

Já conhecia 2 projetos de comunicação serial que não eram adequados para o projeto; o QSerialport e o QExtSerialPort, mas na esperança de achar algo melhor, fiz muita pesquisa no google e…

QtSerialPort
Finalmente o pessoal de Qt deu a devida importância à comunicação serial! Entrará nativamente no Qt5 o QtSerialPort, de forma que bastará seu include para começar a utilizá-lo. Mas se pretende fazê-lo desde agora, faça como eu; baixe-o daqui, rode o qmake, make e make install nele e passe a utilizá-lo fazendo include QtSerialPort!

Dentro pacote tem o diretório de exemplos, do qual utilizei o terminal e passei a implementar novas classes ai, ou seja, ainda por cima tive esse bônus no desenvolvimento da bridge.

E por falar em Qt, agora que pertence à Digia, contaremos com port para Android, além do que há de vir para a versão 5.

A última versão disponível até o momento deste post é a 4.8.3, de 13 de Setembro.

Se gostou, não deixe de compartilhar; dê seu like no video e inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Prefere seguir-nos pelo facebook? Basta curtir aqui.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Próximo post a caminho!


Comments

comments

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.

Deixe uma resposta