Atualizando o Motorola Defy para Android Gingerbread (2.3)


Meu cunhado e minha cunhada tem um Motorola Defy, da operadora Claro. Estão bastante satisfeitos com a operadora e com o plano 3G. Mas como nada é perfeito, a ROM desse celular é horrível; travamentos, atraso na resposta da tela (que chega a impossibilitar o uso de teclado Swype), problemas com o GPS (de forma a travar o Maps). Para resolver esse problema, sugeri o uso de uma ROM da CyanoGenMod, que é a ROM que utilizo em meu idoso Milestone.
Certa vez sugeri escrever o procedimento, mas existem diversos tutoriais na internet, inclusive na própria CyanoGen. Então vou recomendar o procedimento de atualização do Defy, porque esse foge aos padrões. A ROM ainda é beta, mas com certeza centenas de vezes melhor que a ROM da operadora. O site do processo é o SuperDicas, com alguns “SuperErros” que impossibilitariam o uso da ROM. Então, antes de ler o tutorial deles, atenha-se aos procedimentos que deverão ser tomados.

Passo 3 – O botão de volume deverá ser apertado para CIMA e não para baixo, como descreve esse passo especificamente. Para os demais, o botão é para baixo mesmo.

Passo 4 (segunda rodada) – Sim, o tutorial foi escrito em etapas e essas etapas usam os mesmos números para passos diferentes. Nesse passo 4 da segunda rodada está detalhado o procedimento para fazer rooting no celular. O programa se torna irresponsível em diversos momentos, mas quando aparecer o box para encerrar o programa, mande aguardar. Insista nos cliques do botão de rooting, mesmo que pareça não surtir efeito. Se após muitas tentativas continuar sem efeito, feche o programa, abra-o novamente e repita o procedimento. Se achar necessário, reinicie o aparelho, mas não desista do rooting ou não será possível seguir adiante.

O pacote RSD está com o link apontando para os drivers USB. Para baixar o RSD, utilize esse link.

Achei estranho isso não estar descrito no tutorial e pensei que fosse um processo novo, mas há um erro em não descrevê-lo. Após instalar todos os pacotes conforme descreve o procedimento (lembrando que você não deve permitir a inicialização do sistema antes disso), faça mais um reboot no boot manager e vá até a opção wipe cache partition, confirme. Retornando ao menu, vá até a opção wipe data/factory reset e confirme. Com isso, todos os dados de usuário serão resetados e aparecerá um wizard muito legal para configurar seu aparelho como se fosse recém-tirado da caixa, além de evitar infinitos reboots (‘infinitos’ no sentido de que seu celular não tornará a carregar o sistema jamais, exceto se faça os procedimentos de wipe).

Após isso, esteja a vontade para configurar parâmetros antes indisponíveis, como configurar a cor do led para cada tipo de notificação do sistema, rotacionamento 360º, pré-visualização de multiplos windows (“beliscando” o centro da tela, como se quisesse pegar o papel de parede) e uma quantidade enorme de outros ítens no menu aplicativos, na categoria Cyanogen. Seu Defy será um novo smartphone, pode acreditar!

Comments

comments

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.

Deixe uma resposta