Arduino como conversor USB/TTL

arduino_as_ftdi_bb

Esse é um tipo de post que parece mais com uma das entradas do “fortune”, não tem nem texto pra colocar de tão fácil que é, mas é tão, tão, tão fácil que ninguém nem fala a respeito. Mas de qualquer modo, quando alguém tiver dúvida será sanada em um piscar de olhos e só será esquecido se tiver a memória da Dóris (vide “Procurando Nemo”). Quando você coloca o rst no gnd e energiza o Arduino, ele entra em tristate e você poderá utilizar o TX e RX (pino 0 e 1) como se fosse um FTDI. Não esqueça de colocar o dispositivo alvo ao ground do Arduino também. E não se esqueça que o Arduino é 5v, se for utilizá-lo com ESP8266, coloque um divisor de tensão ou buffer não-inversor para o pino TX do Arduino. O RX não tem problema porque é só recepção.

Eu não fiz um teste, mas acho que você pode usar o Pro Mini 3.3v para o mesmo próposito se for fazer interface com o ESP8266, assim dispensa qualquer componente. É só testar!

É isso.

Siga-nos no Do bit Ao Byte no Facebook.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Próximo post a caminho!




Comments

comments

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.

Um comentário em “Arduino como conversor USB/TTL

Deixe uma resposta