Animar fácil e continuamente objetos em Blender com Constraints

 

gearsConstraint é um dos recursos do Blender para controlar objetos em Blender. Esse conjunto de engrenagens foi animado desse modo, que é certamente mais rápido do que adicionar keyframes a cada engrenagem individualmente, o que pode levar muito mais tempo.

A parte interessante desse post é a apresentação de algumas constraints e a animação continua com a utilização do Graph Editor do Blender. Também é uma dica a utilização do material sobre as engrenagens, que não estão no modo Rendered!

As etapas desse breve video estão divididas da seguinte forma:




1 – Duas engrenagens do mesmo tamanho

Nesse primeiro passo é mostrado como rodar sincronamente um engrenagem contra a outra. Sim, é possível fazer com keyframes, mas não é a mais prática para uma animação com vários objetos interagindo ou para animação contínua.

2 – Rodar uma engrenagem maior

Uma engrenagem pequena deve rodar uma engrenagem com o dobro do tamanho. Para isso, será necessário ajustar a velocidade da rotação em relação à engrenagem menor.

3 – Engrenagem grande roda uma menor

Uma volta da engrenagem grande corresponde a duas voltas da engrenagem menor, então a operação nesse passo é inversa, necessitando uma redução da velocidade da engrenagem menor.

4 – A menor roda uma engrenagem com 3 vezes seu número de dentes

Essa é a pior condição, não por dificuldade, mas pelo modo como o Blender trata a operação, como exibido no video.

5 – Engrenagem de eixo Z roda engrenagem de eixo Y

Essa é sem dúvida a operação mais divertida desse conjunto de engrenagens!

6 – Criar uma manivela virtual para movimentar o conjunto

Para facilitar o desenvolvedor a encontrar o comando desse conjunto de engrenagens, a melhor maneira é criar uma manivela 3D ou simplesmente um controlador para não haver necessidade de adivinhação.

7 – Animação cíclica

Essa é outra jóia desse tutorial, ainda mais para uma animação longa, onde seria muito chato ter que adicionar keyframes ao longo de uma timeline gigante.

Esse tutorial foi baseado no video original do Max Berends, que possui diversos outros videos muito instrutivos, porém todos em inglês. Se você entende bem o suficiente, então recomendo fortemente que assista os videos de seu canal, todavia, alguns videos farei tutorial para simples referência, pois não sou especialista em Blender.

Se gostou, não deixe de compartilhar; dê seu like no video e inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Prefere seguir-nos pelo facebook? Basta curtir aqui.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Próximo post a caminho!




Comments

comments

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.

Deixe uma resposta