3 – Eletrônica digital com Arduino – Piscar um led

Esse exercício possibilitará introduzí-lo à linguagem de programação; chegou a hora de mexer na inteligência do Arduino.
Primeiro, permita-me apresentar a nossa estrela:

No nosso primeiro exemplo, faremos piscar um led. Esse é chamado o “hello world” da eletrônica digital, sendo que a partir desse exemplo entraremos em programação.

Repare na imagem anterior, no topo. A esquerda o quadrado prata é a entrada USB, a partir de onde alimentaremos o nosso Arduino com a energia de +5v da porta USB, além de fazermos a comunicação para a transferência do programa que fará o led piscar.

Ainda no topo, a fileira de furos tem a descrição de correspondência ao chip (aquele ‘trident preto’ mais abaixo). Dessa fileira, utilizaremos o furo que corresponde a GND (que significa ‘ground’, ou ‘terra’, em português) e o furo 13, a partir de onde enviaremos um sinal de energia para alimentar o LED.

Na protoboard, ligaremos um fio preto (que representa o terra por padrão), saindo do GND do Arduino com destino ao primeiro furo la fileira do minus (-).

Do pino 13 do Arduino, levaremos um fio vermelho (padrão para +V) até o plus (+) da protoboard.

Assim, teremos a primeira fileira da protoboard com sinal ground e a segunda fileira com +V.

Nas fileiras verticais, colocaremos o LED com uma perna em cada fileira e levaremos até ele o V+ e GND. A regra aqui será simples; fio vermelho na perna mais comprida do LED e fio preto na mais curta. No final, ficará assim:

A estrutura está montada. Agora precisamos programar o Arduino para que ele entenda a tarefa que deverá executar. Faremos isso no próximo post, onde falarei sobre o ambiente de desenvolvimento do Arduino, compilador, linguagem e afins.
Até o próximo post.

Comments

comments

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.

2 comentários em “3 – Eletrônica digital com Arduino – Piscar um led

Deixe uma resposta