2 – Eletrônica digital com Arduino – fios e componentes iniciais

No artigo anterior descrevemos a protoboard. Nesse artigo relacionaremos os primeiros componentes para inicialização do uso da protoboard, através de alguns sites de referência. Um dos sites que gosto de comprar é no RoboCore. Nesse link você encontra um kit iniciante Arduino, que contém todo o material necessário para iniciar. Infelizmente, no momento que escrevi esse artigo o kit se encontra indisponível, mas é uma ótima referência para montar a lista de materiais.

No site da MultiLógica também tem o kit Arduino, com alguma diferença, mas é suficiente para iniciar diversos projetos.

Ambos os sites já efetuei compras e não tive problemas. Baseado nessa experiência, recomendo-os.

Estou atualizando esse post justamente porque há um outro site muito bom onde compro também, que é o WebTronico. Estejam a vontade para escolher qualquer um dos (ou os) três.

Falando sobre os componentes:

Arduino Uno
O arduino Uno é o modelo mais novo dessa placa, contendo o chipset Atmega 328, que é o “cérebro” do circuito. Em outro post explicarei os detalhes dessa placa. Ela é essencial para iniciarmos os projetos.

-=-=-=LEDs=-=-=-
Os leds são diodos emissores de luz; ou Light Emitting Diode. Os LEDs convencionais possuem duas “pernas”, sendo o ANODO e o CATODO.
A energia sempre correrá do anodo para o catodo. Ligando-o ao contrário, o mínimo que acontecerá é o LED não acender.
Uma imagem de exemplo:

-=-=-=Resistors=-=-=-

Os resistores tem a função de controlar a direção do fluxo de energia e reduzir a corrente. Para cada projeto, normalmente é indicado o modelo e a quantidade, mas deixo um link para aprofundamento no assunto. Reforço que nesse momento não é necessário calcular os valores pois todos os projetos de exemplo estarão utilizando os valores corretos que serão descritos aqui. De qualquer forma, existem sites para fazer cálculos online do resistor, como por exemplo, esse.
Para entender como é feito o cálculo, visite esse link. Isso é cálculo de potência elétrica, facilmente encontrado no google.

Uma tabela de cálculo:

Futuramente faremos nosso próprio programa para calcular um resistor.

-=-=-=Fios=-=-=-
Aqueles fios sólidos de telefone são suficientes, mas existem fios (como os da imagem do kit na RoboCore) com um acabamento bacana. Esse fios são baratos e também podem ser encontrados na Santa Efigênia.

Com isso, vamos iniciar o projeto de LED. Depois falaremos dos outros ítens, como o potenciômetro, buzzer, chave de estados e os componentes mais legais que existem; sensores! Você vai poder controlar luminosidade, presença, distância, umidade, gases inflamáveis, temperatura e tudo o mais que puder imaginar com circuitos simples e práticos!

No próximo artigo falaremos da placa Arduino e seguiremos com os tutoriais em vídeo.
Até lá!

Comments

comments

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.